HomeA nossa História

HISTÓRIA DA ACADEMIA DE PSICOTERAPIA INTERPESSOAL

A ACADEMIA DE PSICOTERAPIA INTERPESSOAL foi constituída em Janeiro de 2017, na continuidade das iniciativas pioneiras do INSTITUTO ORASI em Portugal (o qual foi fundado em 2006 pelo Prof. Doutor Ivandro Soares Monteiro – psicoterapeuta interpessoal com formação completa certificada pelo Interpersonal Psychotherapy Institute de nível E), cujo crescimento ao longo dos anos levou à fusão com a EME SAÚDE em finais de 2016, para continuar a investir na formação dos profissionais portugueses na especialidade de Psicoterapia Interpessoal, com formadores certificados nacionais e internacionais.

Este curso de nível A, de 18 horas, é acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (desde 2017), e segue os critérios do Interpersonal Psychotherapy Institute e recomendações da International Society for Interpersonal Psychotherapy.

Foi em 2009 e 2010 que o Instituto ORASI/ EME trouxe a Portugal, pela primeira vez, duas edições, em Portugal (Porto), do nível A em Psicoterapia Interpessoal, com o na altura Presidente da International Society for Interpersonal Psychotherapy (ISIPT) – Dr. Scott Stuart (da University of Iowa, USA). Posteriormente, novas edições foram feitas anualmente, quer organizadas pela ORASI/ EME, quer em termos institucionais ou em parceria (ex. Hospital Magalhães Lemos; Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria), tendo já ultrapassado 11 edições na formação de profissionais portugueses, essencialmente Médicos Psiquiatras e Psicólogos Clínicos.

Em 2016 foi iniciada parceria com o Hospital de Dia de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, nomeadamente com a equipa de psicoterapia interpessoal que trabalha nesta unidade, e oferecer a oportunidade de um caso supervisionado, pelo Dr. Nuno Carrilho, ao melhor candidato após concurso realizado após cada Curso Nível A de Psicoterapia Interpessoal. Assim, em 2 anos, quatro pessoas tiveram a oportunidade de realizar, gratuitamente, metade da sua formação como terapeuta interpessoal.

A Academia de Psicoterapia Interpessoal tem como objectivos a realização anual do curso nível A desta psicoterapia e assim oferecer a oportunidade aos formandos de continuarem a formação em Psicoterapia Interpessoal através de supervisão de casos. Só após supervisão é que o formando será acreditado ou ostentar o título de psicoterapeuta interpessoal. Actualmente a API oferece duas modalidade de supervisão: individual e em grupo (para mais informações).

Para além da formação de novos terapeutas interpessoais, a Academia de Psicoterapia Interpessoal almeja manter os seus terapeutas interpessoais actualizados com a realização de worshops avançados de Psicoterapia Interpessoal, como já aconteceu em 2015, a quando do workshop de Psicoterapia Interpessoal em Grupo, dado pela Dra. Susan Howard e Dr. Brian Stolt.

COORDENAÇÃO/ FORMADORES/ SUPERVISORES DA ACADEMIA DE PSICOTERAPIA INTERPESSOAL
Prof. Doutor Ivandro Soares Monteiro (Psicólogo Clínico/ Psicoterapeuta interpessoal)
Dr. Nuno Carrilho (Médico Psiquiatra/ Psicoterapeuta Interpessoal)

4137